TEATRO

O curso de Teatro pretende, ao longo dos encontros, desenvolver nas crianças habilidades para utilizar o corpo de forma expressiva, improvisando e experimentando elementos do teatro. Para tanto, são realizados exercícios teatrais que visam promover o jogo, princípio importante da vivência da prática teatral. Os jogos teatrais constituem desafios pelos quais as crianças são estimuladas a criar situações com e sem o uso da palavra, por meio de recursos como imagens, pinturas, adereços, sejam do acervo do próprio curso ou criados e confeccionados pelos alunos.

Nas aulas, serão propostas atividades que visam trabalhar conteúdos, conceitos e habilidades essenciais para a vivência teatral, tais como:

  • compreensão do teatro como comunicação e produção coletivas;
  • desenvolvimento da observação;
  • experimentação, reconhecimento, exploração e descoberta de suas possibilidades a partir do trabalho corporal;
  • utilização do corpo e da voz de forma expressiva;
  • vivência da improvisação, criando significados no plano sensório-motor;
  • conhecimento e utilização de elementos teatrais básicos, como ritmo, espaço, som, luz, contos, poesias, canções, músicas, bonecos (teatro de boneco e teatro de sombras), cenários, figurinos…

As aulas começam com um aquecimento corporal por meio de jogos e brincadeiras. Em um segundo momento é feita a proposta do dia, que pode ser individual ou coletiva. No final, abre-se espaço para que os alunos troquem suas experiências e vivências teatrais.

TEATRO

O curso de Teatro pretende, ao longo dos encontros, desenvolver nas crianças habilidades para utilizar o corpo de forma expressiva, improvisando e experimentando elementos do teatro. Para tanto, são realizados exercícios teatrais que visam promover o jogo, princípio importante da vivência da prática teatral. Os jogos teatrais constituem desafios pelos quais as crianças são estimuladas a criar situações com e sem o uso da palavra, por meio de recursos como imagens, pinturas, adereços, sejam do acervo do próprio curso ou criados e confeccionados pelos alunos.

Nas aulas, serão propostas atividades que visam trabalhar conteúdos, conceitos e habilidades essenciais para a vivência teatral, tais como:

  • compreensão do teatro como comunicação e produção coletivas;
  • desenvolvimento da observação;
  • experimentação, reconhecimento, exploração e descoberta de suas possibilidades a partir do trabalho corporal;
  • utilização do corpo e da voz de forma expressiva;
  • vivência da improvisação, criando significados no plano sensório-motor;
  • conhecimento e utilização de elementos teatrais básicos, como ritmo, espaço, som, luz, contos, poesias, canções, músicas, bonecos (teatro de boneco e teatro de sombras), cenários, figurinos…

As aulas começam com um aquecimento corporal por meio de jogos e brincadeiras. Em um segundo momento é feita a proposta do dia, que pode ser individual ou coletiva. No final, abre-se espaço para que os alunos troquem suas experiências e vivências teatrais.

Conheça o período integral do Oswald
Conheça o período integral do Oswald